segunda-feira, 27 de maio de 2013

Material de apoio para o professor

HISTÓRIA 6º ano − Ensino Fundamental 1 Foco Estamos apresentando para você as Orientações Pedagógicas referentes ao 2° Bimestre do 6° ano do Ensino Fundamental. Nelas estão sendo propostas atividades para serem realizadas em sala de aula com seus alunos. O nosso objetivo é facilitar o seu dia a dia. Por isso, estas orientações foram pensadas em um número de aulas para o desenvolvimento do conteúdo e, também, para as atividades e avaliações. Entendemos que estas sugestões formam um canal de diálogo entre a Equipe de História e você, professor, que dará o retorno com sugestões novas e de alterações, acréscimos ou supressões. Partilhamos da ideia de que o ensino é uma constante elaboração. Ele é dinâmico e que toda troca permite uma melhoria de trabalho, o que nada mais é que do que o entendimento do ensino- aprendizagem como processo. Neste 2° bimestre do 6° ano, o Currículo Mínimo estabeleceu como proposta a abordagem de um conteúdo, As Civilizações da Antiguidade: Egito e Mesopotâmia. Esse conteúdo tem uma relevância ímpar para as sociedades atuais, visto que foram as primeiras sociedades em que os homens criaram regras de convívio, sistema de escrita, organização política com influência religiosa, o trabalho como definidor de posição social, bem como, a produção de excedente que possibilitaria as primeiras formas de comércio. Se esses fatores não bastassem, devemos ressaltar a importância do Oriente Médio (Mesopotâmia) e da África (Egito) para a formação das sociedades ocidentais contemporâneas, permitindo ao aluno uma visão mais ampla dessas regiões. Principalmente quanto ao Oriente Médio, este estudo permite visualizar essa região e sociedade com suas riquezas culturais e materiais, e não somente como local de radicalismo religioso ou terrorismo, mostrando os prejuízos irreparáveis para a História das constantes guerras nesse território. No que tange ao estudo da África, através do Egito, podemos permitir aos nossos alunos uma visão crítica do continente, berço da humanidade, apresentando-os a sua História anterior à chegada dos europeus: seus reinos, culturas, religiões; riquíssima em possibilidades e ainda tão pouco estudada. Tema 1 Civilizações da antiguidade: Egito e Mesopotâmia • Compreender o conceito de civilização; • Entender a importância dos recursos naturais na formação das sociedades; • Analisar as semelhanças e diferenças entre as aldeias e as primeiras cidades, em termos tecnológicos, culturais e estruturais; • Contextualizar a relação entre política e religião na formação das primeiras cidades e dos impérios teocráticos; • Compreender os conceitos e noções de politeísmo e escravidão. O professor poderá separar a turma em pequenos grupos e cada um deles seria responsável por desenhar e pesquisar sobre um deus egípcio ou pode elaborar com a turma um jogo da memória (feito com cartolina, hidrocor e lápis de cor) com os deuses egípcios. Com essa atividade, o aluno, além de desenvolver sua criatividade através dos desenhos, terá que pesquisar sobre os deuses egípcios, conhecendo de modo empírico o processo de construção do conhecimento histórico, bem como a importância da religião para essas civilizações; Conexões com Habilidades e Competências Sugestões de atividades 2º Bimestre Apresentação 2 6º ano − Ensino Fundamental HISTÓRIA • O professor poderá trabalhar com a escrita cuneiforme através da “tradução” para o português -associando cada símbolo a uma letra do alfabeto- ou poderá trabalhar, também, a escrita cuneiforme através da elaboração de uma “placa suméria” (feita com argila e caneta). Através dessas atividades lúdicas, o aluno perceberá a importância da escrita para o desenvolvimento das cidades, comparando-as com as primeiras aldeias, como também permitirá ao aluno compreender como o conhecimento pode ser uma forma de poder; • O professor poderá fazer, com a turma, uma maquete do Egito Antigo. Esta atividade, além de dar forma concreta ao processo de ensino-aprendizagem, pois o aluno terá que transformar seu conhecimento em algo palpável, possibilitará ao professor discutir a importância dos recursos naturais para a formação das sociedades; • Os alunos podem elaborar uma história em quadrinhos sobre a vida no Egito antigo. Esta atividade pode ser usada como atividade- síntese do conteúdo, pois o aluno deverá ter um domínio do conteúdo, bem como das habilidades e competências para a elaboração de uma história em quadrinhos com alguma verossimilhança com o período estudado. Audiovisual: O PRÍNCIPE DO EGITO. Direção de Brenda Chapman, Simon Wells, Steve Hickner. Estados Unidos, 1998. (98 min). Desenho animado que mostra a história bíblica de Maomé liderando o povo hebreu na fuga do Egito. A TV escola apresenta o Egito antigo em duas partes: na primeira http://www.youtube.com/wat ch?v=SgxE4TUrPx4&feature=related faz um panorama geral da citada civilização antiga e, na segunda parte, mostra as principais curiosidades sobre o Egito antigo. Ambos com aproximadamente 11 minutos. Indicamos também o trabalho produzido pela TV Escola sobre a civilização mesopotâmica. Dividida em duas partes: Na primeira parte, http://www.youtube.com/watch?v=PJvsAI-5J0k, encontramos a origem e história da civilização até a “Idade do Ferro”, com aproximadamente 11 min. Na segunda parte, http://www.youtube.com/watch?v=p9WXqKdoTDE&feature=endscreen&NR=1, o programa prioriza as questões sócio- culturais, como a escrita cuneiforme, o Código de Hamurábi, os Jardins Suspensos, os Zigurates etc., com aproximadamente 11 min. Livros paradidáticos: • ÉVANO, Brigitte. Contos e lendas do Egito Antigo. São Paulo: Companhia das letras, 1998. 160p. • O livro é composto por 09 contos e/ou lendas do Egito Antigo, voltados para o público infantojuvenil. São contos pequenos com linguagem apropriada para o público adolescente. • MORLEY, Jacqueline. Como seria sua vida no Antigo Egito? São Paulo: Scipione, 2009. 48p. • Literatura infanto-juvenil cujo objetivo é transportar o aluno para o Egito antigo com seus costumes, crenças, poder, economia e relações sociais. Possui uma rica e bem elaborada parte iconográfica, com curiosidades recorrentes sobre o Egito Antigo. Documentos textuais: PINSKY, Jaime. 100 textos da História Antiga. São Paulo: Contexto, 2006. Esta coletânea reuniu 100 fontes primárias referentes à História Antiga. Entre inúmeros textos, destacamos Escravidão no Código de Hamurábi, páginas 09 e 10, onde encontramos a citação nas leis mesopotâmicas à Escravidão. Ainda trabalhando com o Código de Hamurábi, nas páginas 15 e 16, o texto remete à questão da justiça social e no que tange às relações familiares, encontramos, nas páginas 105 e 106, alusão ao divórcio e na página 07, ao adultério. Sobre a propriedade, ressaltamos a parte que menciona a propriedade privada, nas páginas 139 e 140 e ainda uma outra sobre os atentados contra a propriedade nas páginas 141 e 142. Com relação ao Egito, encontramos inúmeros hinos, cultos antigos, como o Hino a Aton, na página 56-59. Material de apoio 3 HISTÓRIA 6º ano − Ensino Fundamental Sites: • www.misteriosantigos.com/pagina13.htm Este site permite o acesso a vários textos e curiosidades sobre o Egito Antigo. • BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. . São Paulo: FTD, 2009. p.90-125. 6° ano. • BRAICK. Patrícia Ramos e MOTA, Myriam Becho. História- das cavernas ao terceiro milênio: São Paulo: Moderna, 2006. p.82-91. • CONTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Saber e fazer História: Primeiras sociedades, Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Saraiva, 2009.p. 56-89. 6º ano. • DOMINGUES, Joelza Ester. História em Documento: Imagem e Texto. São Paulo: FTD, 2009. p. 68-89. 6º ano. • DREGUER, Ricardo e TOLEDO, Eliete. Nova História: conceitos e procedimentos. São Paulo: Atual, 2009. p.57-71 e p.78-82. 6º ano. Língua portuguesa Habilidades e competências: Leitura – Relacionar o texto verbal ao não-verbal, como suporte para a compreensão textual. Produção Textual – Transformar pequenas narrativas em histórias em quadrinhos, fazendo uso de legendas, balões, onomatopeias e sinais gráficos. Ao trabalhar com as iconografias e escritas das civilizações antigas, o professor poderá ser auxiliado pelo docente de língua portuguesa com objetivo de incentivar o aluno a perceber as inúmeras possibilidades de interpretar as fontes quer sejam textos verbais ou não- verbais. No que tange à produção textual, as equipes de História e Língua Portuguesa poderão produzir uma história em quadrinhos sobre a civilização egípcia e/ou mesopotâmica. Ciências Foco: Qualidade ambiental e qualidade de vida: o componente cultural do ambiente. Ao estudar as civilizações antigas e a sua relação com o ambiente, o professor poderá analisar, em conjunto com a equipe de ciências, as relações do homem com o ambiente em que vive desde as primeiras civilizações, comparando com a atualidade, bem como poderá debater a dependência e o uso da água pelo homem ao longo da História. 1. Existem diferentes tipos de autoridades políticas e de formas de exercer o poder. Atualmente, muitos países são democráticos, ou seja, não punem seus habitantes porque eles expressam suas ideias, mesmo que sejam opiniões diferentes das opiniões dos seus dirigentes políticos. Mas nem sempre foi assim. No mundo antigo as relações de poder eram outras. No Egito Antigo, Conexão com livro PNLD Interdisciplinaridade Sugestão de avaliação 4 6º ano − Ensino Fundamental HISTÓRIA a. o estado era democrático – o representante político exercia o poder utilizando o diálogo. b. o estado era despótico- a autoridade política utilizava a força física para manter o poder. c. o estado era teocrático- o governante tinha poder político e religioso e havia a concentração de poder. d. o estado era liberal- o governante tinha seu poder limitado pelo conjunto de leis. Gabarito: Letra C. 2. A mulher; por sinal, vivia em situação confortável para a época. “Elas tinham direitos legais e, portanto, uma identidade própria”. Em caso de separação, por exemplo, era a mulher que ficava com tudo. A herança vinha também pelo lado feminino. Era frequente que o faraó se casasse com suas primas ou irmãs. Por esse motivo também, havia brigas e assassinatos na família que ficaram para a História, como o assassinato dos irmãos por Cleópatra [rainha do Egito que viveu entre 69 a. C. e 3 O a. C.] (...) Fonte: FERRONI, Marcelo. “O verdadeiro Egito: o mundo moderno, que só conhecia o povo das tumbas de faraós, agora descobre como ele valoriza a vida”. In: Galileu. São Paulo, Globo, ano 11, n° 118, maio/ 2001. p. 25-6. Compare, a partir do trecho anterior, a condição da mulher egípcia com a mulher do Brasil de hoje. Sugestão de gabarito: Nem todas as mulheres vivem hoje uma situação confortável perante a sociedade. Ainda persiste, sutilmente, uma visão machista que considera a mulher inferior, incapaz, e nem sempre conseguem ter uma “identidade própria”. Audiovisual A BBC produziu um belíssimo documentário sobre a História de Nefertiti, http://www.youtube. com/watch?v=dQHHFSeuhlU&feature=related (aproximadamente: 50 min). Sobre o Império faraônico egípcio, a History Channel apresentou um documentário interessante, http://www.youtube.com/watch?v=wxpmD2gjnW8&feature=related (aproximadamente 150 min). Livros de referências • CARDOSO, Ciro F. O Egito antigo. São Paulo: Brasiliense, 1996. ( Coleção: Tudo é História) • Livro facilmente encontrado em bibliotecas e livrarias, apresenta de forma sucinta e objetiva a civilização egípcia. • ______. Sociedade do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios). • O livro apresenta, no capítulo Palácios, templos e aldeias: o “modo de produção asiático” – página 05 a página 28, uma resumida discussão histórica e historiográfica sobre o conceito de modo de produção asiático. O capítulo seguinte A Baixa Mesopotâmia – da página 29 a página 53 – oferece uma sucinta análise da civilização mesopotâmica. E o último capítulo O Egito faraônico proporciona um breve exame da civilização do Egito na Antiguidade. Material de apoio ao professor 5 HISTÓRIA 6º ano − Ensino Fundamental Sites: • www.ampulhetta.org/textos/livro_mortos.pdf Este arquivo contém o “livro dos mortos” considerado um dos mais importantes da literatura do Egito Antigo. A fonte é apresentada e analisada por um grupo de estudantes de História da Universidade Católica Dom Bosco-MT como trabalho de final de curso e faz uma breve, mas contundente análise acerca da obra, da religião e sua relação com a sociedade egípcia, bem como possui uma sucinta discussão bibliográfica sobre o tema. • http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Aula/Visualizar.aspx?pgn_id=189 Enciclopédia virtual criada pela secretaria de educação do município do Rio de Janeiro. Separado por ano escolar e bimestre. Neste link, o professor tem acesso direto ao conteúdo sobre Egito e Mesopotâmia do 6º ano do ensino fundamental. Artigos científicos: • www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000200010 Artigo publicado no periódico Tempo, em 2005, em que analisa o papel das mulheres na Mesopotâmia. • www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, o pesquisador Marcelo Rede analisa o processo de alienação das terras na antiga Mesopotâmia e discute a questão da terra e sua influência nas relações sociopolíticas. • www.historia.uff.br/revistaplethos/arquivos/numero1/liliane.pdf Neste artigo, a autora discute o processo de urbanização do antigo Egito e sua relação com o rio Nilo. • www.historiadigital.org Este site possibilita ao aluno o contato com o processo de mumificação egípcia através de um jogo no qual terá que escolher os itens certos para cada etapa do processo. • www.imagem.eti.br/atividades_educativas/egito_antigo_mesopotamia.html Este site consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre o Egito Antigo. • www.youtube.com/watch?v=j1ZD-X1rcbE&feature=fvwrel Produção independente que mostra as principais cidades da Mesopotâmia. (aproximadamente: 7 min). • www.youtube.com/watch?v=FeE-X8viC2s&feature=fvwrel Neste link o aluno pode “passear” pelo Museu egípcio do Cairo (aproximadamente: 10 min). • www.brasilescola.com/historiag/egipcio.htm e www.brasilescola.com/historiag/mesopo tamia.htm Estas páginas da internet possuem breves resumos das civilizações da Antiguidade: Egito e Mesopotâmia. Nelas, encontram-se inúmeros links para páginas de assuntos mais específicos sobre os egípcios e mesopotâmios. Interessante para iniciar um processo de pesquisa escolar. Seção saber mais para nossos alunos

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