segunda-feira, 27 de maio de 2013

Idade Média- 1º ano - Ensino Médio

Curso Formação Continuada de História História – 1ª série – 1° bimestre - campo conceitual 3 Título: Dialogando sobre o conceito de Idade Média Autor (es): Airan dos Santos Borges Erika Arantes Joanice de Souza Vigorito Jorwan Gama da Costa Junior Marina Vieira de Carvalho Nicole Régine Garcia Sérgio Fernandes Alois Schermann Verônica Moreira dos Santos Pires Desenvolvimento Instrucional: Marcelo Franco Lustosa História Medieval ►ROTEIRO DE AÇÃO: Dialogando sobre o conceito de Idade Média Habilidades e Competências: Discutir a noção de Idade Média Duração prevista: 02 aulas (50 minutos cada). Área do conhecimento: História Medieval Assunto: O conceito de Idade Média Objetivos:  Trabalhar a construção histórica do conceito de Idade Média;  Desconstruir a visão que articula a Idade Média às noções de um período atrasado em relação à nossa sociedade, ou a uma ‘Idade das Trevas’;  Identificar, nos hábitos cotidianos presentes no do dia a dia social e escolar, a permanência de traços culturais desenvolvidos durante o período medieval. Pré-requisitos: Ter realizado uma discussão sobre as diferentes temporalidades do processo histórico. Material Necessário: Cópias dos textos e das imagens ou data show (caso o cursista opte por projetar os textos e imagens). Organização da classe: Propomos que as atividades iniciais sejam realizadas coletivamente e as demais em grupos pequenos. Descritores Associados: H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço. COMENTÁRIO PARA O PROFESSOR Caro cursista, é muito provável que, ao introduzir os estudos sobre a História Medieval, você já tenha se deparado com questionamentos do tipo: “- Professor, por que eu preciso estudar a Idade Média?” Ou “O quê esse período da História da Europa tem a ver com minha vida hoje em pleno Brasil do século XXI?”. De fato, vencer a distância espaço-temporal que separa a nossa sociedade - e a realidade dos alunos - da História Medieval europeia consiste em um dos maiores desafios a serem vencidos em nossas aulas sobre o medievo. Pensando nisso, após uma breve explanação sobre a origem da noção de Idade Média, propomos, como ponto de partida para a reflexão, a análise comparativa entre imagens que representam aspectos presentes em nosso cotidiano e imagens que representam ações semelhantes durante a Idade Média. Para complementar a reflexão, propomos que as atividades sejam encerradas com a leitura e debate de trechos de um texto de Hilário Franco Júnior que problematiza a identificação de traços culturais desenvolvidos durante o período medieval em nossos hábitos cotidianos sociais e escolares. 1ª Aula: “O que a Idade Média tem a ver com o mundo de hoje”? Inicie a atividade explicando aos alunos que as próximas discussões discorrerão sobre as especificidades da Europa Ocidental entre os séculos V e XIV, no período denominado pelos eruditos do século XVI como Idade Média. Pergunte o que eles sabem sobre esse período e, a partir das colocações levantadas, comece a expor suas características principais. ENRIQUECIMENTO Sobre a construção do conceito de Idade Média, no livro “A Idade Média: o nascimento do Ocidente” (2006), Hilário Franco Júnior ressalta que se em uma conversa com homens medievais utilizássemos a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que estava sendo dito. Segundo o autor, “(...) Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Idade Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina e, portanto, tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-latina (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média”. (JUNIOR, H. 2006, p. 11) Para esse momento, propomos que a discussão seja norteada por dois conjuntos temáticos: (a) ações cotidianas e (b) estudo e trabalho. Cada conjunto será constituído por uma imagem atual, uma imagem de época e uma seleção do texto de Hilário Franco Júnior intitulado Ecos do Passado, publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional em junho de 2008, somados de algumas questões que deverão nortear o debate coletivo. Esse debate poderá ser iniciado com uma leitura interpretativa das imagens propostas e seguida pela leitura do texto. O objetivo de utilizar trechos do texto combinado com as imagens é demonstrar que, embora muita gente não se dê conta, nosso próprio cotidiano está impregnado de hábitos, costumes e objetos que vêm de muito mais longe do que se pode imaginar, a saber, da cultura medieval. Atividade nº1: “Comparando ações cotidianas: mudanças e permanências” 1ª Etapa: Inicie a aula, pedindo aos estudantes que observem as imagens abaixo: a) Imagem 1: Feira atual. Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Market_of_Bali_ID.jpg b) Imagem 2: Comércio Medieval. Imagem disponível no site: http://www.alpheratz.org/index2.php?page=medcot, acessado em 02/12/2012, às 00: 46h. 2ª Etapa: Após a exibição das imagens, promova o seguinte debate: - Qual é o tema das imagens? Resposta Comentada: Mercados ou Feiras livres. - Quais diferenças você percebe entre o movimento no mercado medieval representado e a feira? O que vocês perceberam que mais mudou? Resposta Comentada: Os alunos deverão atentar para a disposição das construções e dos grupos sociais representados (religiosos, camponeses, nobres) e realizar uma aproximação analítica com nossas feiras livres, em relação aos materiais vendidos, à disposição das barracas e às pessoas que circulam pelos espaços. - Que tipo de produto está sendo vendido no mercado medieval? São semelhantes aos produtos vendidos em nossas feiras livres? Resposta Comentada: Os alunos poderão mencionar tecidos, ovelhas e bois vivos e cereais vendidos a varejo (Professor, agora seria um excelente momento para revisar as características da economia medieval e suas diferenças em relação à nossa economia atual). 3ª Etapa: Leitura e debate do texto: Cursista, depois das reflexões geradas com a interpretação das imagens, temos como objetivo observar os hábitos e costumes da cultura medieval que ecoam em nossa sociedade atual de modo prático. Nosso ponto de partida será o texto de Hilário Franco Júnior, Ecos do Passado. Para esse momento você pode dividir a turma em grupos ou realizar a atividade coletivamente. 1º) Distribua cópias do texto (nós sugerimos um trecho que tem como eixo temático os hábitos cotidianos, caso queira consultar o texto na íntegra, indicamos o seguinte link de acesso: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ecos-do-passado): “Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. Tudo começa com algumas invenções medievais: ela põe sua roupa de baixo (que os romanos conheciam, mas não usavam), veste calças compridas (antes, gregos e romanos usavam túnica, peça inteiriça, longa, que cobria todo o corpo), passa um cinto fechado com fivela (antes ele era amarrado). A seguir, põe uma camisa e faz um gesto simples, automático, tocando pequenos objetos que também relembram a Idade Média, quando foram inventados, por volta de 1204: os botões. Então ela põe os óculos (criados em torno de 1285, provavelmente na Itália) e vai verificar sua aparência num espelho de vidro (concepção do século XIII). Por fim, antes de sair olha para fora através da janela de vidro (outra invenção medieval, de fins do século XIV) para ver como está o tempo”. (JUNIOR, H. 2008, p. 1) 2º) Escreva no quadro as seguintes questões e discuta com a turma:  Qual é o tema do texto? Quais ações são descritas? Resposta Comentada: Os alunos deverão atentar que se trata de uma descrição do ato de vestir-se e observar o tempo, prática comum que realizamos todos os dias.  No texto há menções das datas nas quais foram desenvolvidas inovações simples, mas que alteraram profundamente as nossas práticas de nos vestir. A partir dessa reflexão inicial, podemos considerar a Idade Média como um período de atraso em relação à nossa sociedade atual? Resposta Comentada: Aqui, poderá ser discutida a importância de pequenos inventos que podem facilitar a vida no dia a dia e não apenas as grandes inovações tecnológicas.  Você conseguiria imaginar a vida sem essas ações? Resposta Comentada: O foco dessa última questão consiste em compreender que mesmo as pequenas invenções rotineiras foram pensadas em resposta às necessidades dos indivíduos. Nesse sentido, em lugar de ‘atraso’ ou ‘genialidade’, o que está em cena é a possibilidade inventiva de cada sociedade (em seu devido tempo e lugar) e, no caso da nossa cultura Ocidental, a observação das permanências do que chamamos de “inovações medievais”. 2ª Aula - Continuação Nesta aula, daremos continuidade à atividade da aula anterior. Como “gatilho inicial”, pergunte à turma o que eles se recordam da aula passada e quais elementos oriundos da cultura medieval foram vistos. A atividade seguinte seguirá os mesmos parâmetros da anterior, enfocando os seguintes eixos temáticos: estudo e trabalho. Atividade nº 2: “Formas de Estudar e Trabalhar: mudanças e permanências” 1ª Etapa: Inicie a atividade pedindo aos estudantes que observem as imagens abaixo: a) Imagem 1: fotografia de uma sala de aula atual. Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aula_burjassot.jpg?uselang=pt-br b) Imagem 2: manuscrito medieval, mostrando uma reunião de doutores na Universidade de Paris. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Meeting_of_doctors_at_the_university_of_Paris.jpg 2ª etapa: Após a exibição da imagem, promova o seguinte debate: - Qual é o tema das imagens? Resposta Comentada: Práticas de estudo e trabalho. - Em relação às Universidades atuais, o que vocês percebem que mais mudou ao compararmos com a imagem da Universidade de Paris? Resposta Comentada: Os estudantes poderão atentar para a disposição das construções e para a diferença entre a disposição dos alunos e professores nas duas imagens, além da forma de vestir. - Como estão representados professores e alunos? Em relação à vestimenta, há diferenças entre ambos? Resposta Comentada: Há diferenças tanto no vestir quanto na disposição das cadeiras nas aulas. Na imagem ‘medieval’, a diferenciação se dá entre professores e professores, pois se trata de uma “reunião de doutores”. Nesse caso, pode-se relacionar a diferença entre os professores, que se dá tanto pela roupa distinta, quanto pela posição de destaque que eles assumem na cena. Aqui seriam professores submetidos aos seus “superiores”? Essa seria uma interpretação possível. 3ª Etapa: Leitura e debate do texto: Cursista, continuaremos com o mesmo texto da atividade passada, contudo, nos debruçaremos sobre o eixo temático “educação e trabalho”. 1º) Distribua cópias do seguinte trecho do texto: Texto: “(...) Para começar a trabalhar, a pessoa possivelmente abrirá um livro para procurar alguma informação, e assim homenageará de novo a Idade Média, época em que surgiu a ideia de substituir o incômodo rolo no qual os romanos escreviam. Com este, quando se queria localizar certa passagem do texto, era preciso desenrolar metros de folhas coladas umas nas outras. Além disso, o rolo desperdiçava material e espaço, pois nele se escrevia apenas de um lado das folhas. O formato bem mais interessante do livro ficou ainda melhor com a invenção da imprensa, em meados do século XV, que permitiu multiplicar os exemplares e assim barateá-los. Tendo encontrado o que queria, a pessoa talvez pegue uma folha em branco para anotar e, outra vez, faz isso graças aos medievais. Deles recebemos o papel, inventado anteriormente na China, mas popularizado na Europa a partir do século XII. Mesmo ao passar suas ideias para o computador, a pessoa não abandona a herança medieval. O formato das letras que ali aparecem, assim como em jornais, revistas, livros e na nossa caligrafia, foi criado por monges da época de Carlos Magno”. (JUNIOR, H. 2008, p. 2) 2º) Escreva no quadro as seguintes questões e discuta com a turma:  Qual é o tema do texto? Quais ações são descritas? Resposta Comentada: Os alunos deverão atentar que se trata de uma descrição de um dia de estudo e das complicações a respeito dos suportes utilizados para o armazenamento de informações.  Como a invenção da Imprensa modificou as formas de armazenamento e transporte das informações? Resposta Comentada: A invenção da imprensa permitiu que os livros, que já haviam substituído os rolos ‘romanos’, fossem reproduzidos em larga escala e tivessem seu custo consideravelmente reduzido. Atividade nº3: Avaliação: Usos e abusos do conceito de Idade Média Esta terceira atividade consiste em uma proposta de avaliação para a turma. A partir da pergunta ‘Como o conceito de Idade Média é usado em nosso dia a dia?’, os alunos deverão fazer uma pesquisa em sites, revistas e/ou livros sobre os usos do conceito em nosso cotidiano. Como forma de exemplificação da proposta, apresente a charge abaixo: Como demonstrado, o chargista faz uma sátira sobre a influência de segmentos religiosos na política brasileira e, para tanto, busca uma aproximação com o contexto do medievo e a atuação sócio-política da Igreja Católica. Nesse sentido, o autor do desenho apropria-se do conceito de Idade Média como o período definido como “idade da fé”, no qual a Igreja estava coercitiva e obrigatoriamente presente na vida das pessoas. Seguindo esse exemplo, os alunos deverão buscar outras formas de apropriação e realizar uma análise semelhante, usando como ponto de partida a mesma questão: ‘Como o conceito de Idade Média é usado em nosso dia-a-dia?’ e problematizando os usos do termo. O resultado dos trabalhos pode ser apresentado à turma de forma resumida e poderá ser feito em grupo como um “para casa”. Se optar pela a realização em casa, escreva no quadro o comando da atividade.

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